Você não vai parar de trabalhar na aposentadoria

Olá! Eu sou o Euler e hoje quero falar com você sobre a sua aposentadoria.

Será que você vai mesmo parar de trabalhar quando chegar à ela?

Existe um fenômeno ainda pouco estudado que mostra que mesmo as pessoas que se planejam “bem” para um futuro abastado estarão ativas no mercado de trabalho no período em que planejavam estar aposentadas.

Obviamente, não me refiro às pessoas que não possuem planejamento financeiro, àquelas que consomem tudo o que ganham no trabalho e, consequentemente, têm a necessidade de trabalhar durante o mês para pagar as contas do mês seguinte.

Meu foco aqui são as pessoas que continuarão trabalhando por causa da liberdade de escolha resultante da independência financeira.

Da liberdade adquirida que transforma o trabalho em uma atividade prazerosa que poucas pessoas podem usufruir.

Se você não tem reservas financeiras, dificilmente vai se expor ao risco de mudanças ousadas, como abandonar um emprego para se arriscar em uma outra atividade com algum potencial de dar errado.

Só que quem não se arrisca também não evolui e isso leva a um desgaste profissional que, ironicamente, só aumenta o desejo de você se aposentar
com o passar do tempo.

Mas quem se planeja adequadamente para o futuro vê a realidade de uma outra forma e se sente mais seguro e amparado para ousar profissionalmente.

Isso significa experimentar oportunidades que a maioria das pessoas opta por não aproveitar o que aumenta o leque de experiências e referências e dá um diferencial no currículo que só elevará o número de convites para novas oportunidades.

Uma coisa liga a outra.

Quando você alcança a independência financeira, sua bagagem profissional somada à liberdade de ousar e arriscar te oferecem tantas oportunidades que dificilmente você não encontra algo que te atraia.

Afinal, pode arriscar mesmo, já que não depende mais da renda do trabalho para se manter.

O objetivo de trabalhar não é apenas ganhar dinheiro, mas se manter inspirado.

É por isso que, em vez de só usufruírem da fortuna acumulada, tantos empresários e profissionais de sucesso optam por se manter tão ativos quanto na juventude ao chegarem à idade típica da aposentadoria.

Eu acredito, sinceramente, que você vai ter que trabalhar até seus últimos
dias de vida independentemente de ter se planejado financeiramente ou não.

Até porque seus gastos vão crescer com o passar do tempo, seja com a sua saúde ou com suas necessidades de conforto.

Mas é importante saber como vai ser esse trabalho.

Por isso, cuide da sua educação para se manter valorizado pelas próximas décadas e para poder fazer escolhas melhores para sua vida.

E então, você já sabe como se manter valorizado no mercado para que seu sustento no futuro não se torne um fardo para você, para seus filhos ou para seus netos?

Divide a sua história com a gente nos comentários dessa página.

E aproveite para se inscrever em nossa newsletter, que, além de ler em primeira mão os artigos que posto neste blog, você vai receber ferramentas,
dicas e artigos para cuidar melhor do seu dinheiro e ter mais qualidade de vida.

Afinal, enriquecer é uma questão de escolha!

Um grande abraço e até a próxima.